1. Em 1997, a Federação das Indústrias-RJ contratou um projeto do Arco Rodoviário, passando por Magé, atravessando a Baixada Fluminense até chegar ao Porto de Itaguaí. O projeto foi apresentado em 1998, numa solenidade com o governador Marcelo Alencar. Considerado uma prioridade por todas as forças políticas, dinamizador do polo porto-industrial de Itaguaí, vital para o desenvolvimento industrial da Baixada, conexão futura com a refinaria de Itaboraí e estratégico para aliviar o fluxo de tráfego da Avenida Brasil na capital, o projeto do Arco Rodoviário foi recebido com euforia e de forma consensual. Lá se vão 12 anos, e mais uma vez sua conclusão é postergada depois de ter sido relançado em 2008.

2. (Globo, 18) A ideia de ver o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro concluído ainda este ano foi para o brejo. Uma das maiores obras públicas em andamento no estado, a rodovia de 145 quilômetros - que ligará Manilha, na BR-101, ao Porto de Itaguaí, cortando as principais estradas de acesso ao Rio - está sendo construída em parceria pelos governos estadual e federal, mas avança lentamente, tanto de um lado do poder quanto do outro.

3. No maior trecho, de 70,9 quilômetros, que está sob responsabilidade do estado, foram executados até agora somente 15% da obra. Dos R$ 965 milhões orçados para este segmento - que vai do entroncamento da BR-040 (Rio-Juiz de Fora), em Duque de Caxias, ao acesso ao Porto de Itaguaí - foram gastos R$ 100 milhões, o que significa 10%. Pelo cronograma atual, a rodovia, que terá duas pistas e quatro faixas, será concluída em dezembro de 2011, já nos próximos mandatos de governador e presidente.

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