São João de Meriti, com seu nome histórico de Cidade de São João do Rio Meriti, é "minha" sim. É a cidade onde nasci, cresci, vivi. Amo-a de paixão. Impossível identificá-la com simples palavras. É brutal. É cosmopolita, é caleidoscópica, é espantosa, é dinâmica, é estranha, é vibrante, é violenta, é improvisadora, é contraditória, é ousada. Todas estas e muitas mais a identificam.
Amo São João de Meriti pelos contrastes entre o belo e o feio, o bom e o ruim, o antigo e o moderno. De um lado, o maior número de habitantes dividido pela área em km², um récord mundial. Do outro, áreas completamente vazias, sem infraestrutura, mototaxis, que driblam o trânsito paralisado e fazem a cidade funcionar, em meio ao caos dos engarrafamentos, principalmente ao redor do shopping, representando a luta pela sobrevivência de uma minoria excluída.
amo os cheiros de São João de Meriti: cheiros de gasolina, de álcool de escapamentos, de comidas em cada canto, de pastéis de feira, de perfumes baratos, desodorantes, cheiro de gente; cheiro das frutas do mercado misturando odores de cajus, maracujás, goiabas e resultando um cheiro único e especial; cheiro de pão fresco nas manhãs, cheiro de café em cada esquina do centro.
Amo a São João de Meriti multicultural e multirracial e sua aceitação incondicional e sem preconceito dos que chegam a ela.
Enfim, amo tudo de São João de Meriti. E por amor aceito suas qualidades e seus defeitos, suas vantagens e desvantagens. Quero escrever sobre ela, passar minhas emoções, compartilhar com outros que lhe dedique idêntico amor.
Mas, escrever sobre São João de Meriti é uma temeridade. É um teste de múltiplas escolhas. Do que escrever? Escrever sobre a Meriti dos nossos sonhos? Sobre a cidade surpresa? Sobre a saudade de uma São João de dantes? Sobre os sons, os sabores, a sofisticação, os sotaques da cidade?
Para quem escrever? Para aqueles que também amam São João de Meriti porque "Só quem ama é capaz de ouvir e entender estrelas", como disse o nosso Olavo Bilac.
Como escrever? Com emoção, expressando sentimentos que "pegam" no dia-a-dia? Com objetividade, apenas narrando? Com orgulho de seu gigantismo, seu progresso? Com saudades, mas não saudosismo?
Não sei. Vou deixar, não "Ao Correr da Pena", como dizia José de Alencar ao escrever suas crônicas no século XIX, mas "Ao Correr do Teclado", neste século XXI. Vamos ver o que acontece.
Obrigado Deus, por me trazer a existencia num lugar tão maravilhoso de tanto futuro e progresso pela frente como São João de Meriti.
...E se você também ama esta cidade, faça parte da comunidade Progresso a São João de Meriti criada recentemente no Orkut. Ela tem como objetivo aproximar os membros, além de formar novas amizades e postar notícias, dúvidas, rumores, entre outras coisas.

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Anderson Manilha - Eu me importo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Anderson Manilha | Liberdade, Verdade e Desenvolvimento. Sempre!