Ao marcar minha vistoria para o Detran-RJ São João de Meriti, não imaginava que passaria por tamanho constrangimento.  Garantir rapidez no atendimento e algum conforto aos motoristas são itens que parecem estar em segundo plano no posto. Como mostram as fotos, a existência de um vidro escuro com uma pequena abertura a cerca de um metro do chão obrigou motoristas a se curvar ou ajoelhar para falar com os atendentes.

"Como pode? Pagamos tantos impostos e não temos nem um atendimento decente? Ter que se ajoelhar para falar com o atendente! Para inventar DUDAs, eles são bons, cada hora inventam um. Mas, na hora de retribuir o mínimo de condições para atender os usuários, são péssimos", diz Morais em seu relato.




Em duas visitas ao Detran, quase oito horas para completar transferência

Morais precisou ir duas vezes ao posto de São João de Meriti para realizar uma transferência de propriedade. Na primeira, no dia 30 de setembro, disse ter chegado às 16h30, mas só recebeu a informação de que estava com uma pendência na documentação às 20h. Morais voltou ao posto no último dia 5. Contou ter chegado às 8h45m, mas só conseguiu assinar a transferência quase ao meio-dia:

- Isso tudo sem falar que queriam me colocar em exigência (na primeira visita) porque não tinha papel no posto para imprimir um documento - relatou o leitor.
Já Cristina procurou o posto de São João de Meriti no último dia 13 para pedir uma segunda via do certificado de registro de seu veículo. Passou o dia todo lá:
"Não bastasse a espera de sete horas para sermos atendidos, ainda temos que ajoelhar para podermos ouvir. Nem falo ver, porque isto é impossível, já que, além de baixo, é escuro. O que eles precisam esconder?", questionou.
Cristina contou ainda ter enfrentado problemas de atendimento não só no posto:
- Liguei para o Detran para reclamar, mas desisti porque fiquei pelo menos dez minutos no telefone sem receber atendimento.
Após reclamações, vidro é retirado do posto
Depois de receber as fotos dos leitores, na quarta-feira (5), o Detran-RJ retirou, no dia seguinte, o vidro que ficava entre atendentes e motoristas. Em nota, o órgão agradeceu pelas imagens enviadas.

Segundo o Detran-RJ, problemas no cadastro do certificado de registro do veículo de Morais geraram "um pouco de demora, porque é necessário verificar na corregedoria do departamento se a numeração do documento está atribuída ao veículo em questão." O órgão disse que Morais foi informado de que "poderia voltar ao posto na semana seguinte, sem que fosse necessário realizar um novo agendamento, para buscar o documento." O Detran reconheceu que, "por conta de uma falha no sistema, todo o procedimento teve que ser realizado novamente", e pediu desculpas pelo transtorno causado. O documento foi emitido no mesmo dia.
No caso de Cristina, o Detran alegou que o problema "ocorreu com o cadastro do veículo, que apresentava um pedido de inclusão de alienação de outro estado, informação que bloqueia a realização do serviço (de emissão de segunda via) no sistema do Detran-RJ." Ainda segundo o órgão, o veículo dela apresentou algumas exigências: "não estava com o Duda do serviço pago e apresentava todos os pneus irregulares". Segundo o Detran, Cristina retornou ao posto no dia 20 de setembro e "não encontrou problemas para realizar o serviço" depois de ter resolvido a questão da alienação.
Segundo o Detran, nesta quinta-feira, motoristas que foram ao posto de São João de Meriti levavam entre 40 minutos e uma hora para fazer uma vistoria. Quem precisava de outros serviços, como transferência de propriedade e emissão de segunda via, esperava em média uma hora e meia.
  O engraçado é que um amigo meu que precisou fazer sua vistoria, disse que nada mudou!
Reclamações sobre o atendimento nos postos do Detran-RJ podem ser feitas por meio dos telefones 3460-4040 e 3460-4041, na região metropolitana, e 0800-020-4042, no interior do estado. A ouvidoria do órgão pode ser acionada por meio de seu site ou na sede, na Avenida Presidente Vargas, 817, 8º andar, no Centro do Rio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.



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